O choro do bebê
O choro é uma das maneiras pelas quais os bebês comunicam seus desejos.
Chorar é normal. Às vezes, os bebês estão com fome ou precisam trocar a fralda, mas às vezes podem estar doentes ou ter problemas mais sérios. No passado, muitos usavam o termo cólica como um diagnóstico de algo errado com o bebê, especialmente com a digestão. Em vez disso, os pediatras agora chamam isso de período de choro PURPLE, que vem de uma sigla em inglês e significa o seguinte:
- Period (período): o choro vai acabar.
- Peak of crying (pico de choro): os bebês podem chorar mais a cada semana, a partir das 3 semanas de vida; o choro geralmente melhora em 3 meses.
- Unexpected (inesperado): o choro pode ir e vir, e os pais não sabem por quê.
- Resists soothing (resiste ao consolo): os bebês podem não parar de chorar, não importa o que os pais tentem.
- Painlike face (face de dor): um bebê chorando pode parecer que está com dor, mesmo quando não está.
- Long lasting (duradouro): os bebês choram em média aproximadamente 2 horas no total em um período de 24 horas. Quando eles estão passando por um período de choro PURPLE, pode durar mais de 3 horas no total em um período de 24 horas, mais de 3 dias por semana e mais de 3 semanas consecutivas.
- Evening (noite): os bebês podem chorar mais no final da tarde e à noite.
Se os pais ou cuidadores estiverem preocupados com o choro do bebê, o pediatra deve obter uma extensa história e realizar um exame físico completo para descartar qualquer diagnóstico sério. Isso pode ser feito sem exames de imagem ou de sangue na maioria dos casos. Então, eles podem tranquilizar os cuidadores de que o choro PURPLE é comum, com 1 em cada 4 bebês experimentando isso. Não há efeitos negativos diretos do choro PURPLE no bebê, mas sabemos que isso pode causar estresse significativo para cuidadores já cansados. Pais estressados podem ter um risco aumentado de depressão pós-parto e até mesmo de abuso infantil.
Os pais podem tentar métodos calmantes simples e universais para ajudar os bebés, como o método dos 5 S. É uma técnica que recria um ambiente semelhante ao do útero com as seguintes ações, que devem ser feitas simultaneamente:
- Swaddling (enrolar): envolva delicadamente os braços e as pernas dos bebês em um cobertor fino.
- Side (posição lateral ou abdominal): ao confortar bebês em seus braços, coloque-os de lado em vez de de costas.
- Shushing (calar): o som de "ssshhh" deve ser mais alto do que o choro. Ruído branco também funcionam.
- Swing (balanço): apoie a cabeça e o pescoço do seu bebê enquanto o balança em movimentos pequenos e rápidos.
- Suck (chupar): ofereça ao seu bebê uma chupeta, um bico ou um dedo limpo para ajudá-lo a relaxar.
Mudar as fórmulas, mudar a dieta da mãe que amamenta e comprar remédios sem receita não funcionam.
Os cuidadores devem tentar manter a calma durante este período. Os bebês podem sentir a tensão, o que pode piorar os períodos de choro PURPLE. Se os cuidadores se sentirem sobrecarregados pelo choro, não há problema em colocar o bebê em segurança no berço, na cadeirinha ou no cercadinho e se afastar por alguns minutos, respirar fundo e recompor-se. Os pais devem contar com o apoio emocional dos avós, de outros membros da família ou de um amigo de confiança para ajudar. Explique a eles sobre o choro PURPLE e encontre momentos para relaxar.
Lembre-se, vai melhorar!
Referência:
https://jamanetwork.com/journals/jamapediatrics/fullarticle/2825411